ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 74ª edição | 07 de 2009.

Reencarnação: investigação científica

Por Y. Shimizu

  • Reencarnação: investigação científica Reencarnação: investigação científica

Desde o último quartel do século XIX, um número razoável de pesquisadores vinculados a diferentes áreas da ciência tem dedicado seus esforços para evidenciar a existência do espírito, a sobrevivência deste após a morte do corpo físico e a reencarnação.

Agora, o delegado de polícia João Alberto Fiorini de Oliveira, com 25 anos de exercício profissional, está lançando o livro “Reencarnação – investigação científica”, com 174 páginas, publicado pela Sergraf, de Curitiba-PR.

Ele inicia sua exposição apresentando uma coletânea de matérias jornalísticas já registradas na literatura espírita, tanto na imprensa brasileira, como na estrangeira, 14 registros de fatos espíritas, principalmente no que se refere às evidências provenientes das impressões digitais.

Fiorini expõe, na segunda parte, uma noção sumária de datiloscopia e das pregas palmares, encontrados nos manuais da ciência forense. Ele detalha, na terceira parte, as técnicas adotadas pela psicobiofísica para detectar casos de reeencarnação, por meio da comparação de impressões digitais, dados biométricos, marcas de nascença, exames grafotécnicos, mensurações antropométricas e outros múltiplos sinais indicadores.

O autor expõe, em seguida, dois casos por ele pessoalmente conduzidos, envolvendo reencarnação para estudos do DNA genômico em laboratório. O primeiro caso, ocorrido na cidade de São João del Rei (em Minas Gerais) com o Padre Jonas e a sua suposta reencarnação como Kelvin e, o segundo caso, aqui denominado Marcelo x Márcio.

A quinta parte discorre sobre eventos estudados pelo próprio autor, constatados em Maceió - AL, em Quixadá – CE, em Avaré – SP e cartas recebidas pelo autor, relacionadas com os casos acima citados e, também, referentes ao caso Marcelo x Márcio. Ele transcreve, no capítulo subsequente, os laudos técnicos forenses relacionados às pesquisas de reencarnação. Uma das perícias se destinava a confrontar duas impressões digitais, enquanto que outra era a comparação das letras em duas páginas manuscritas, com uma descrição sucinta da metodologia pericial. Há, ainda, o relato do exame proposográfico de quatro conjuntos de retratos: Valter x Júnior, do Padre Jonas x Kelvin, de M.E.I x C.G. e Marcelo x Márcio,  também, acrescido dos comentários técnicos do autor. Concluindo o capítulo, há o laudo técnico de um exame da arcada dentária de um modelo de gesso existente no Museu Nacional do Espiritismo, em Curitiba-PR.

Na penúltima parte, Fiorini relata o caso da enfermeira Elisângela, o do menino Gabriel, e de outras investigações por ele empreendidas, que foram publicados em periódicos espíritas.

Ele conclui o livro, ressaltando que os laudos periciais forenses datilosocópicos, de quatro casos que pudessem evidenciar a reencarnação, em apenas três houve as coincidências nos tipos fundamentais datiloscópicos, mas que não houve coincidência nos pontos identificadores e individualizadores; não houve qualquer coincidência entre as digitais de Marcelo e Márcio. Quanto aos diagnósticos de teor proposográfico, nos quatro casos examinados, foram encontrados 16 a 21 pontos identificadores, nos três primeiros; e 29 pontos no caso Marcelo x Márcio.

João Alberto Fiorini de Oliveira nasceu em São Simão – SP em 1957. Bacharelou-se em Direito pela Universidade de Taubaté. Após ter sido, durante 6 anos, pesquisador do Departamento de Estatística do Estado de São Paulo, foi aprovado em Concurso Público para Delegado de Polícia no Estado do Paraná, em1984, exercendo, atualmente, o cargo de Delegado-Chefe do Serviço de Registros Policiais para Investigações (SRPI). Possui vários artigos e relatos publicados em periódicos doutrinários.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2020 / Desenvolvido por Leandro Corso