ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 68ª edição | 07 de 2008.

Resenha crítica: As obras de Ricardo di Bernardi

Por Y. Shimizu

Ricardo di Bernardi está se tornando um conferencista e autor bastante conhecido e prestigiado em toda a Região Sul do Brasil, pela clareza e pela organização extremamente didática de suas exposições.

No seu primeiro livro, "Gestação -Sublime Intercâmbio" (1993, 210 p., ed. Universalista), ele realiza na primeira parte uma exposição minuciosa do fenômeno da gestação, passo a passo, desde o momento da fecundação até o nascimento, visto de ambos os lados da vida (ponto de vista físico e espiritual). Ele aborda, na segunda parte, várias questões de grande atualidade, como os abortos espontâneos e provocados, a barriga de aluguel, as patologias do sexo, os bebês de proveta, os anti-concepcionais, laqueadura de trompas e outras.

Em "Reencarnação e a Evolução das Espécies" (1996, 180 p., ed. Universalista), publicado três anos após o primeiro livro, ele formula, na primeira parte, uma teoria que ele denomina de neo-evolucionismo, na qual enuncia a existência de uma energia cósmica que nega a entropia; e também a existência de uma energia espiritual que sobrevive à morte e evolui por meio da reencarnação; e expõe as provas de teor paleontológico, anatômico e embriológico da evolução. Ele explana, na segunda parte, acerca das experiências científicas que evidenciam a reencarnação.

A terceira obra, "Reencarnação em Xeque" (1997, 210 p., ed. Universalista) lista vinte argumentos que criticam e põem em dúvida a reencarnação, tais como: de que destrói a família, de que não tem respaldo bíblico, de não se recordar de vidas pregressas, de que é incompatível com a Ciência. Aqui, o autor responde com argumentos sólidos e bem fundamentados todas as objeções comumente apresentadas pelos opositores.

A quarta obra se denomina "Dos Faraós à Física Quântica"(1997, 190 p., ed. Universalista) e expõe resumidamente as concepções básicas das principais denominações religiosas(bramanismo, budismo, judaísmo, islamismo, sufismo, cristianismo, etc.) das correntes filosóficas espiritualistas (rosacrucianismo, teosofia, antroposofia, seicho-no-ie, logosofia, etc.), de certas ciências e paraciências (projeciologia, parapsicologia, psicanálise, física quântica) e o entendimento da reencarnação em cada uma delas.

"Navegando nos Mares da Imprensa" (2005, 364 p., ed. Universalista) é o título do quinto livro do autor. Aqui, ele enfeixa 50 artigos e ensaios publicados nos últimos vinte anos em periódicos espíritas do Brasil, de Portugal e da Espanha, abordando assuntos atuais e palpitantes, tais como: Brasil: o futuro só a nós pertence?; um estudo sobre a ingratidão; alcoolismo e obsessão; apometria, nem problema, nem solução; destino e livre-arbítrio; estupro e aborto; doação de órgãos;anencéfalo e abortamento;déjà-vu: o reencontro com o passado; salvação? não, obrigado.

"Reencarnação, Amor e Sabedoria" (2006, 236 p., ed. Universalista) é sua publicação mais recente. Trata-se da reedição do livro "Vôo Livre" (1999, 112 p., ed. Mundo Maior), na qual busca apresentar a reencarnação de maneira resumida e agradável, buscando sintetizar em uma única página, pesquisas históricas, raciocínios filosóficos e depoimento de cientistas em forma de conceitos relacionados com o tema central: palingenesia, semeadura e colheita, carma grupal, resgate coletivo, gestação de aluguel, filhos adotivos, vasectomia, infertilidade, reencarnação compulsória, ninho uterino, etc, procurando elucidá-los à luz da Doutrina Espírita

Ricardo di Bernardi é catarinense de nascimento, médico homeopata e pediatra em Florianópolis. Pertence ao Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis e à Associação Médico-Espírita de Santa Catarina.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2020 / Desenvolvido por Leandro Corso